PM mata dois jovens no Jardim Vitória e invade velório em Bauru
Na madrugada de 17 de outubro de 2024, policiais do 13º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) mataram Guilherme Alves Marques de Oliveira, de 18 anos, e Luís Silvestre da Silva Neto, de 21 anos, na Rua João Camillo, no Jardim Vitória, zona oeste de Bauru. A versão da corporação fala em confronto; moradores e familiares das vítimas contestam a narrativa e apontam para execução.
No dia 18, agentes da PM invadiram o velório de Guilherme no Jardim Primavera. Nilceia Alves Rodrigues, mãe da vítima, foi agredida. Fábio, irmão de Guilherme, foi detido por "desacato" e impedido de acompanhar o enterro do próprio irmão. O caso ganhou repercussão nacional.
Moradores bloquearam a Avenida Castelo Branco em protesto ainda na noite do dia 17. Em 23 de outubro, familiares, coletivos e partidos realizaram ato em frente à Câmara Municipal com a pauta do fim do BAEP e responsabilização dos policiais.
O ouvidor das polícias de São Paulo registrou que aproximadamente 95% das denúncias de violência policial em Bauru envolvem o BAEP. Em 2025, o movimento Vozes das Periferias de Bauru — fundado por familiares das vítimas — levou o caso de outro morador torturado à Comissão de Direitos Humanos da OAB local.
Fontes