PM mata dois jovens no Jardim Vitória e invade velório em Bauru

· Coletivo Ação Libertária

Na madrugada de 17 de outubro de 2024, policiais do 13º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) mataram Guilherme Alves Marques de Oliveira, de 18 anos, e Luís Silvestre da Silva Neto, de 21 anos, na Rua João Camillo, no Jardim Vitória, zona oeste de Bauru. A versão da corporação fala em confronto; moradores e familiares das vítimas contestam a narrativa e apontam para execução.

No dia 18, agentes da PM invadiram o velório de Guilherme no Jardim Primavera. Nilceia Alves Rodrigues, mãe da vítima, foi agredida. Fábio, irmão de Guilherme, foi detido por "desacato" e impedido de acompanhar o enterro do próprio irmão. O caso ganhou repercussão nacional.

Moradores bloquearam a Avenida Castelo Branco em protesto ainda na noite do dia 17. Em 23 de outubro, familiares, coletivos e partidos realizaram ato em frente à Câmara Municipal com a pauta do fim do BAEP e responsabilização dos policiais.

O ouvidor das polícias de São Paulo registrou que aproximadamente 95% das denúncias de violência policial em Bauru envolvem o BAEP. Em 2025, o movimento Vozes das Periferias de Bauru — fundado por familiares das vítimas — levou o caso de outro morador torturado à Comissão de Direitos Humanos da OAB local.


Fontes